| No dia 10 de dezembro celebrou-se o 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada nesse dia, em 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Os Direitos Humanos constituem efetivamente uma conquista fundamental da Humanidade e devem ser respeitados e promovidos, dia-a-dia, por todas as pessoas. No entanto, a sua defesa, principalmente nos tempos beligerantes em que vivemos, implica o seu conhecimento.
Assim, no dia 24 de novembro – por coincidência na semana em que se comemorou o Dia Universal dos Direitos da Criança -, as(os) alunas(os) dos 3.º e 4.º anos da Escola de Santa Cruz participaram na sessão dramatizada, por Diogo Carvalho, da obra “Livres e Iguais – Os Direitos Humanos na Escola”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, promovida pela Rede de Bibliotecas de Coimbra.
A cativante sessão performativa de Diogo Carvalho, que integrou todas crianças presentes como personagens do livro, deu um contributo inesquecível para a aprendizagem e sensibilização dos Direitos Humanos.
A todas(os) as(os) intervenientes neste projeto deixamos os nossos agradecimentos, em especial ao Diogo Carvalho, ex-aluno da EB1 de Santa Cruz, que nos honrou com a sua presença e cujo percurso de vida muito nos orgulha.
|