Notícias

Entidade Beneficiária

Selo de Segurança Digital

Selo Escola Saudável

Selo escola aLeR+

Clubes Ciência Viva

Erasmus+

eTwinning

eTwinning School 23-24

Escola SeguraNet

Rede de Bibliotecas Escolares

Escola Sem Bullying

Ler+ Plano Nacional de Leitura

Eco-Escolas

Laboratórios de Educação Digital

DIABETE

Dia Mundial da Diabetes

Desde 1991 o dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como Dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes. Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente.

A Diabetes tipo 1 é caracterizada pela produção insuficiente de insulina e a tipo 2 está ligada ao uso ineficaz da insulina pelo corpo. O aumento de pessoas confirmadas com a doença é atribuído, em grande parte, a mais casos da diabetes tipo 2 e os principais fatores que a impulsionam são o sobrepeso e a obesidade. DIABETE

De uma forma geral, os principais sintomas são: sede e fome intensas, aumento do débito urinário, perda de peso, fadiga, boca seca e visão turva, e são diversos os fatores de risco que predispõem ao seu aparecimento, nomeadamente, a obesidade, a alimentação inadequada, o sedentarismo, a história familiar de diabetes, entre outros. 

A prevenção na diabetes aconselha uma alimentação equilibrada, a prática de atividade física, o controle da pressão arterial e lipídeos assim como a realização de outros exames médicos específicos.

Neste âmbito os alunos que frequentam o 6º ano, participaram, nos dias 10 de novembro e dois de dezembro, numa sessão de sensibilização – “Prevenção da Diabetes” – dinamizada por uma equipa da UCC – Centro de Saúde de Celas. Os alunos que frequentam as turmas do nono E e G participaram, no dias 14 de novembro a uma palestra – “Dia Mundial da Diabetes, retinopatia diabética e a encefalopatia diabética” dinamizada por investigadores do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR)- Grupo de Investigação Retinal Dysfunction and Neuroinflammation Lab.

 Os alunos aderiram de forma muito positiva levantando questões pertinentes, esclarecendo dúvidas e partilhando vivências. Aprenderam comportamentos a implementar para a prevenção da diabetes bem como as consequências para a saúde desta patologia, nomeadamente, na retinopatia diabética e a encefalopatia diabética.

Agradece a todos a colaboração prestada.
Equipa do PES

Projeto MentorArt

Projeto MentorArt Lançamento do Projeto MentorArt no Agrupamento de Escolas...