|
A 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação com o intuito de alertar e consciencializar para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição.
A pandemia da covid-19 agravou a fome no mundo, com quase um décimo da população mundial a sofrer d e subnutrição, de acordo com informações das Nações Unidas. No texto introdutório do relatório da FAO sobre a fome no mundo pode ler-se que “desde muito antes da pandemia da COVID-19 vários grandes motores têm colocado o mundo fora do caminho para acabar com a fome e a desnutrição mundial, em todas as suas formas, até 2030. Agora, a pandemia da COVID-19 e medidas de contenção relacionadas tornaram, significativamente, mais difícil alcançar este objetivo. Mas também evidenciaram a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre como melhor enfrentar os principais fatores que estão a resultar na insegurança alimentar global e na situação de subnutrição que estamos a viver neste momento”.
Neste âmbito, na Escola Martim de Freitas, a comunidade educativa foi sensibilizada para uma reflexão sobre alimentação saudável e sustentável, lembrando a fome no mundo e a necessidade da redução dos desperdícios alimentares.
Durante a semana de 15 a 22 de outubro realizaram-se em articulação com a equipa do PES, e quipa do CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas, a Biblioteca Escolar e a equipa do Eco-Escola as seguintes atividades:
- Exposição na BE / Ciências Naturais- 2ºCEB/BE
- O PES informa/ Ciências Naturais- 2º e 3º CEB
- BooKtalk “O dia em que a barriga rebentou” José Fanha/Pré-Escolar e
- 1º CEB/BE
- Reciclar criando/ Eco-escolas /PES/ CATL2º e 3º CEB
- Exposição “Dia da Alimentação” /PES/ CATL2º e 3º CEB
Agradecemos a todos a colaboração prestada.
Equipa Projeto Educação para a Saúde Professores Ciências Naturais, Biblioteca Escolar, Equipa do Eco-Escola e CATL 2º e 3º Ciclos Martim de Freitas
|