Notícias

Entidade Beneficiária

Selo de Segurança Digital

Selo Escola Saudável

Selo escola aLeR+

Clubes Ciência Viva

Erasmus+

eTwinning

eTwinning School 23-24

Escola SeguraNet

Rede de Bibliotecas Escolares

Escola Sem Bullying

Ler+ Plano Nacional de Leitura

Eco-Escolas

Laboratórios de Educação Digital

2

Coimbra no final do século XIX e início do século XX

Coimbra no final do século XIX e início do século XX, foi o tema abordado na apresentação efetuada na aula de História e Geografia de Portugal, no dia 10 de fevereiro de 2022, aos alunos do 6.º C, pela Dra. Raquel Magalhães, mãe do aluno número três, António Pinheiro.

Pretendeu-se contextualizar o crescimento urbano da cidade no contexto nacional, nomeadamente o aparecimento dos transportes públicos (comboio e elétrico), o rasgar de avenidas e ruas e a edificação de equipamentos sociais como o mercado, a penitenciária, a escolas e, ainda a construção de novos espaços de sociabilização como jardins e teatros. Referiu-se a generalização de novas técnicas e materiais de construção como o ferro fundido e o vidro e o início da democratização do consumo com o aparecimento dos grandes armazéns. Particularizou-se o caso de Portugal, dos Grandes Armazéns do Chiado e da instalação da sua filial em Coimbra em 1910. O Edifício Chiado é atualmente a sede do Museu Municipal de Coimbra onde pode ser apreciada uma coleção e arte doada pelo casal Telo de Morais, que integra, entre outros objetos artísticos, pinturas do virar do século XIX para o XX, enquadradas no naturalismo e nos primeiros movimentos modernistas, cujos artistas foram também ilustradores das principais revistas e jornais da época. 

A turma mostrou-se empenhada e participativa.

A Diretora de Turma e a docente da disciplina de História e Geografia de Portugal agradecem à Dra. Raquel Magalhães a sua presença e disponibilidade em partilhar o seu conhecimento sobre o tema apresentado.

     2
  1
  3

Projeto MentorArt

Projeto MentorArt Lançamento do Projeto MentorArt no Agrupamento de Escolas...