Notícias

Menu

Projeto «Geração Emocionar» leva Debate sobre Convivência ao 5.º H

A convite da professora de Ciências Naturais do 5.º H, a turma recebeu a visita especial da Dra. Cláudia, responsável pelo prestigiado projeto «Geração Emocionar» que funciona na nossa escola às quartas-feiras. A sessão teve como foco central a reflexão e o debate em torno do tema «Conflito e Convivência», um assunto essencial para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens estudantes.

Uma Aula Diferente e Interativa

Durante a atividade, os alunos do 5.º H esqueceram por momentos os manuais escolares para darem voz às suas próprias emoções. A participação foi o grande forte da sessão: de forma muito interessada e dinâmica, os estudantes interagiram com a palestrante, partilharam pontos de vista e debateram o impacto das suas ações no dia a dia escolar.

“A forma como comunicamos molda o ambiente à nossa volta.” — Um mote que guiou toda a sessão.

Grandes Conclusões de Pequenos Cidadãos

Mais do que uma palestra passiva, a iniciativa transformou-se num espaço de descoberta e empatia. Através das dinâmicas propostas pela Dra. Cláudia, a turma do 5.º H chegou a duas importantes conclusões que prometem mudar a forma como se relacionam:

O peso das palavras: Tudo aquilo que dizemos tem consequências diretas e profundas na formação, na autoestima e no bem-estar dos outros.
Cuidado com as marcas: As mágoas provocadas por palavras impensadas ou atitudes menos corretas deixam marcas profundas e são muito difíceis de reparar.

Esta iniciativa revelou-se um momento marcante de aprendizagem social, reforçando a importância de cultivar uma convivência sã, empática e baseada no respeito mútuo dentro e fora da sala de aula.